5 de jan. de 2011

ROMA - 2007

Em Roma, ficamos no Hotel Mercure Corso Trieste. Ótimo hotel, mas era bem longe do centro e das atrações. Eram 20  minutos de caminhada até a estação de Metrô que nos levaria ao Coliseu.
Reservamos este hotel pois a diária era um pouco mais barata.
Então aprendemos outra regrinha de viagem: Vale a pena pagar um pouco mais na diária de um hotel bem localizado e que seja próximo de atrações turísticas,  que economizar um pouquinho e ficar longe de tudo. Tempo, em viagens, também é dinheiro.

COLISEU

Que emoção chegar ao Coliseu. Não dá para descrever. Sentamos em uma muretinha e ficamos observando de fora esta maravilha da história do mundo.

Para tirar boas fotos, chegue cedo.  Neste dia havia estas grades, cercando os jardins,  pois o Papa iria celebrar a missa de Páscoa dentro do Coliseu e fazer a Via Sacra nestes caminhos.

Anfiteatro Flavio- Il Colosseo
Toda esta região do Coliseu é muito cheia de turistas. Tivemos sorte em chegar cedo e tirar fotos sem muita gente por perto. Para entrar no Coliseu, a fila estava tranquila no horário em que fomos, mas a partir das 10:30h, a fila era imensa. Como viajamos sozinhos, as vezes pedimos para alguém tirar fotos nossas e nos oferecemos para tirar fotos deles também. Geralmente pedimos para casais, pois a dificuldade de se ter uma foto juntos é a mesma.

A caminho da bilheteria do Coliseu
Estes lugares já haviam sido muito estudados aqui no Brasil, e levamos também nosso guia da Folha de São Paulo, pois lá não contratamos guia para ir conosco. Outra dica: Sempre pedir um mapa da cidade na recepção do hotel, e se possível, pegar mais de um. Com o manuseio, o mapa se estraga e é bom cada um ter o seu. Eu sem mapa, fico desnorteada...


O interior do Coliseu
O interior do Coliseu é igualmente emocionante. Na foto podemos ver o local destinado à platéia e também o "subsolo" onde ficavam os gladiadores e os animais. Vale a pena. As estruturas em aço eram para montar o palco da missa de Páscoa.

Sugiro também evitar viajar à Itália na Páscoa, exceto se o seu objetivo é assistir às missas celebradas pelo Papa. Parece que todos os Italianos se mudam para Roma, as filas são imensas e muitos locais e lojas estão fechados. Em outras cidades, no sábado e domingo de Páscoa é tudo fechado. Então vale a pena consultar o calendário de feriados antes de fechar a viagem.

 FORO ROMANO E CAMPIDOGLIO
Arco de Tito
Para conhecer toda esta parte de Roma, andamos muito. não há outro calçado para usar senão os tênis. O calçamento também é bem irregular, com pedras. Tem que ir preparado para caminhar bastante.

O Foro Romano, cuja a entrada é defronte ao Coliseu, vale muito a pena. E depois de visitá-lo, já saímos direto na Piazza de Campidoglio (projetada por Michelangelo) - museus capitolinos e na estátua da Loba Capitolina (que alimentou Romulo e Remo).


VIA SACRA- Entrada do Foro Romano

No Foro Romano
Foro Romano

A  Loba Capitolina com Romulo e Remo:
 acredita-se que este seja o local onde Romulo fundou Roma (Monte Palatino)
 Próximo ao Campidoglio e nas vias de acesso, há muitos ambulantes vendendo souvenires. Sempre é bom comprar alguma coisinha.
Monumento a Vittorio Emmanuelle II
Descendo o Campidoglio, já encontramos o Monumento a Vittorio Emmanulle II, primeiro Rei da Itália. Neste dia, o Monumento estava em reformas.

Um comentário:

  1. Amei, mto legal a iniciativa... Que esse "moleque" cresça rapidinho pra termos mais fotos e comentários... Viajar é bom demais...
    Parabéns!!!!
    Bjs

    ResponderExcluir