Como era Páscoa, muitos turistas rumavam ao para o mesmo caminho, então nem precisava olhar no mapa, era só seguir a multidão.
Chegar à Praça de São Pedro e ver aquela basílica que tanto vimos nos livros e nas reportagens de TV é muito legal. A Praça estava realmente cheia. Muitos italianos e estrangeiros estavam lá para celebrar a Páscoa e assistir às missas. Realmente, não recomendo visitar Roma na Páscoa.
Ficamos esperando na fila para entrar na basílica por uma hora e meia. A fila fazia curva na praça. Em nossa segunda visita ao Vaticano, não era Páscoa e entramos na Basílica sem fila alguma. Visitar a Capela Sistina? Esquece, a fila era maior ainda, ocupava várias Ruas. A entrada da Capela Sistina e Museus do Vaticano é pela Viale Vaticano, em outro ponto do Vaticano e nós pensávamos que a entrada era pela Praça de São Pedro.
![]() |
Piazza San Pietro- cheia de turistas e cadeiras aguardando a missa de Páscoa- 2007 |
A Basílica é enorme, muito linda e decorada. É emocionante. Há vários altares e as obras de artes se multiplicam a cada olhar. Andamos um pouco por ela e observamos vários altares, e em um deles estava sendo celebrada uma missa. Depois de algumas fotos fomos visitar o túmulo do Papa João Paulo II. O local do túmulo estava cheio de gente, então passamos e vimos o local onde está sepultado São Pedro.
![]() |
Basílica de São Pedro- 2007 |
Compramos vários souvenires em camelôs na Rua mesmo, vale a pena, pois na loja que há depois da entrada da basílica é mais caro.
Também caminhamos pela Via D. Conciliazone e chegamos ao Castel Sant' Angelo. De lá tiramos boas fotos da Praça de São Pedro. Almoçamos paninis em uma das várias lanchonetes do local.
![]() |
As cadeiras para a missa na Praça de São Pedro- celebrada pelo Papa Bento XVI- 2007 |
Já em nossa segunda passagem pelo Vaticano, nos aventuramos a subir até a cúpula. Há vários avisos dizendo que se você é cardíaco, tem problemas de joelho ou de saúde, não suba. E é verdade, é uma subida demolidora. A subida começa de elevador e depois há uma baita escadaria, e não há como voltar. Parte sobe-se por uma escada helicoidal, super difícil. Chegamos ao topo muito cansados mesmo. A vista é linda, dá para ver os jardins do Vaticano, a sombra da Basílica, as colunas da Praça. Mas não recomendo se a pessoa tiver qualquer problema nos joelhos ou não tiver ótima resistência física. Idosos, nem pensar. Crianças idem.
![]() |
Vista do Castel Sant'Angelo- 2007 |
Outra coisa que fizemos foi visitar os Museus do Vaticano e a Capela Sistina. Isso vale a pena. Compramos os tickets lá mesmo e fizemos a visita (pode ser visita guiada). As obras são muito lindas e o local bem grande. Quando chega-se à Capela Sistina, é realmente inacreditável. Você chega por um corredor branco e ao entrar surpreende-se com uma imensidão de luz e cor que não há como explicar. Claro que a emoção é grande, depois de tanto estudar, ver as obras no teto e o Juízo Final de Michelangelo na Parede. É liiindo. Você pode sentar nos bancos e olhar para o teto, admirar, curtir. As pinturas são tão perfeitas que parecem se desprender da parede. Uma perspectiva perfeita que quanto mais você olha, mais parece que a obra se aproxima de você. Imperdível
Nenhum comentário:
Postar um comentário